Eixos Fundamentais

A metodologia específica do curso compreende, entre tantos aspectos, a organização do conteúdo temático em 4 eixos fundamentais, que serão desenvolvidos em etapas distintas e conforme a escolha do aluno. Cada eixo propõe um enfoque específico, direcionado a áreas de conhecimento que auxiliam no desenvolvimento da linguagem escrita e no enriquecimento cultural. Vejamos:

Primeiro Eixo - Básico – Estrutural: (Logos) λόγος

O eixo Logos compreende, primeiramente, a análise sobre as diferenças entre os gêneros textuais, destacando e aprofundando-se sobre as particularidades do gênero dissertativoargumentativo, o gênero mais exigido em concursos e vestibulares. As aulas são voltadas predominantemente à exposição da estrutura básica da dissertação argumentativa, as particularidades de seus parágrafos, as suas regras e objetivos próprios. O aluno é orientado a desenvolver algumas competências a habilidades, tais como:
a. Capacidade de articulação, síntese e coesão
b. Organização e relação coerente entre ideias e fatos
c. Utilização de um vocabulário rico e adequado
d. Compreensão aprofundada sobre os requisitos do gênero dissertativo-argumentativo


Segundo Eixo - Ortografia: (Kallos) κάλλος

O eixo Kallos tem como objetivo principal o aperfeiçoamento e o domínio da modalidade escrita formal da língua. As aulas são direcionadas ao conhecimento básico das regras gramaticais e à explicação dos erros comuns entre estudantes. Os alunos são orientados quanto:
a. Atenção às marcas de oralidade e registro informal
b. Precisão vocabular
c. Obediência às regras de concordância, regência, pontuação, uso de pronomes e
acentuação.


Terceiro Eixo - Atualidades/Temáticas: (Neo) νεο

O eixo Neo configura-se como uma oportunidade de discussão sobre os principais temas discutidos na atualidade. As aulas são direcionadas à discussão sobre propostas de redação, notícias, assuntos de interesse nacional e internacional, questões políticas e problemáticas do presente. Os alunos têm contato com uma abordagem aprofundada sobre alguns assuntos, tais como:
a. Política, economia e instituições sociais
b. Ecologia, meio ambiente, saúde e qualidade de vida
c. Cultura e Sociedade
d. Arte e Esporte
e. Tecnologia e a Era Digital
f. Entre outros temas de relevância atual


Quarto Eixo - Humanidades: (Paideia) παιδεία

O eixo Paideia compreende o estudo multidisciplinar sobre os principais conteúdos da grande área das Ciências Humanas. As aulas são direcionadas à exposição e discussão dos temas mais recorrentes em vestibulares e ENEM. Os alunos aprendem sobre:
a. Filosofia
b. Sociologia
c. História
d. Geografia
e. Temas interdisciplinares



Recursos

Material Didático

Inicialmente, o aluno recebe uma apostila como material de apoio, bem como outros recursos durante o ano que o auxiliam no desenvolvimento de habilidades. A apostila é própria, produzida em resposta às experiências em sala de aula e de acordo com a necessidade do aluno, fazendo diálogo à organização por Eixos Fundamentais. Ela se estabelece como um guia para a boa escrita, trazendo os principais assuntos e regras trabalhadas nas aulas no curso.


Correção Individual

O Instituto Agathos Humanidades conta com o apoio de professores externos para uma correção imparcial e metodológica, que leve em consideração todos os critérios e exigências dos vestibulares, ENEM e concursos. A correção é uma forma de fazer com que o aluno treine suas habilidades e acompanhe o seu desenvolvimento no decorrer do curso, podendo assim procurar ajuda específica e aperfeiçoar suas qualidades de escrita.

Monitoria

O atendimento personalizado compreende a atenção aos que possuem dificuldades específicas e que necessitam de um acompanhamento individual. O trabalho de monitoria acontece em horários agendados com professores do curso para sanar dúvidas, desenvolver habilidades e corrigir defasagens.

Acompanhamento do desempenho pessoal

O aluno é acompanhado por meio de uma ficha individual, na qual são registradas notas de redação e testes, bem como as observações dos professores sobre habilidades a serem desenvolvidas pelo educando. Esta ficha é de acesso restrito ao curso e ao aluno.

Aulas

As aulas são preparadas para a exposição, discussão e prática dos conteúdos abordados. Acredita-se na dinâmica e no bom humor, na eficiência e produtividade, como valores predominantes da sala de aula.



Projetos

No desejo de também atuar como um centro de enriquecimento cultural da comunidade, o Instituto Agathos Humanidades possui outros projetos abertos a alunos não matriculados e pessoas interessadas pela educação, pelas letras, a Filosofia e os saberes em geral. Trata-se de produzir um ambiente propício à dúvida, à reflexão, ao livre pensamento e à promoção dos genuínos valores humanos. Evento aberto ao público com o objetivo de fomentar a discussão e a reflexão de temas relevantes por especialistas, pensadores, professores, profissionais de áreas do conhecimento. Tem como objetivo a valorização do livre pensamento e do diálogo como construção de uma nova forma de ser no mundo. Evento aberto ao público com o objetivo de incentivar a leitura e a discussão de obras literárias, saraus e exposições artísticas. Tem como objetivo fomentar o interesse pela leitura e valorizar artistas locais, preservando a cultura do livro como fonte de saberes e desenvolvimento humano, social e pessoal.

"Escrever é um ato de liberdade"
(Martin Amis)





Loading map...

Mensagem

Por favor digite seu nome: .
Please enter valid email adress.
Por favor, Digite seu comentário.

Associação Comercial de Muzambinho

contato@institutoagathos.com.br

(35) 99223-8073

Nossas redes socias